©2018 by Guilherme Guimarães Advogados Associados. Proudly created with Wix.com

Filme que aborda cyberbullying ganha prêmio em festival nacional

 

O cyberbullying e como esse tipo de atitude típica dos tempos de internet é capaz de devassar a vida de uma pessoa é o tema do filme Ferrugem, que conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado, que terminou no último final de semana, na Serra Gaúcha. O longa-metragem do diretor Aly Muritiba também conquistou outros dois Kikitos, de melhor roteiro – escrito por Muritiba em parceria com a corroterista Jessica Candal – e de melhor desenho de som, para Alexandre Rogoski.

 

Ferrugem é uma produção curitibana em que o diretor, Aly Muritiba, que tem filhos adolescentes, mostra um pouco de suas inquietações diante do mundo digital. Ferrugem é a segunda obra de uma trilogia em que Muritiba aborda o impacto da tecnologia nas relações humanas. Em 2015, ele filmou Para Minha Amada Morta, protagonizado por Fernando Alves Pinto.

 

Em Ferrugem, a adolescente Tati (Tifanny Dopke) tem sua vida totalmente devassada a partir do momento em que um vídeo íntimo dela com o namorado (Giovanni Lorenzi) se torna público e a menina enfrenta um verdadeiro drama em sua vida.

 

O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, destaca a importância desse tipo de pauta em um evento dessa categoria. “Quando um dos principais festivais de cinema da América Latina concede os prêmios de melhor filme e de melhor roteiro para um longa metragem que está abordando um tema tão atual e importante, está também reiterando a necessidade de se falar sobre o assunto nas mais diversas mídias para se conscientizar o maior número de pessoas”, enfatiza.

 

Guimarães lembra que os adolescentes são as principais vítimas do bullying virtual e o número de casos com finais dramáticos vêm crescendo em todo o mundo. “Infelizmente, as pessoas que estão praticando o bullying não têm a noção da gravidade do efeito daquilo que estão fazendo”, comenta.

 

Aos Teus Olhos, lançado em abril, e Luna, ainda inédito, mas que será lançado em setembro no Festival de Cinema de Brasília, são outros filmes brasileiros que abordam o impacto do mundo digital na vida das pessoas.

Please reload

Our Recent Posts

Hackers invadem contas de WhatsApp

December 21, 2019

Programa Instante Digital aborda impacto da LPGD nas empresas

December 15, 2019

Podcast aborda o impacto da LGPD na comunicação

December 5, 2019

1/1
Please reload

Tags