©2018 by Guilherme Guimarães Advogados Associados. Proudly created with Wix.com

Golpe no WhatsApp oferece cupom falso do IFood

August 23, 2018

 

Os cibercriminosos estão cada vez mais criativos na hora de desenvolver novos golpes. A mais recente fraude via WhatsApp chega com uma mensagem que encaminha o usuário para uma página falsa do serviço de delivery IFood. Quem responder ao questionário ganha um cupom de desconto no valor de R$ 100. Somente nas últimas 48 horas, a ação dos hackers foi registrada 86 mil vezes, segundo a empresa de aplicativos de segurança Psafe, que descobriu o golpe.

 

A mensagem compartilhada pelo WhatsApp chega aos usuários da seguinte forma: “O iFood está fazendo aniversário e dando cupons de R$ 100, por tempo limitado. Acabei de usar meu cupom”. Além de responder um questionário com três perguntas, é importante repassar a mensagem para o grupo de amigos. O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, alerta que tudo indica se tratar de uma tentativa de capturar dados das pessoas que acessam o link, o que em termos técnicos é considerado “phishing” ou “engenharia social”.

 

Guimarães cita outro caso similar que ocorreu há poucos dias, envolvendo a marca Adidas. Milhares de pessoas compartilharam um post de um perfil falso que prometia ser representante da marca e estar selecionando influenciadores digitais, com a promessa de receberem kits da marca esportiva mensalmente. “Esses golpes costumam ser muito sedutores e esse é o primeiro grande sinal de alerta”, enfatiza o advogado, que não descarta também a possibilidade de transmissão de vírus para os equipamentos eletrônicos a partir dessas mensagens. “Na dúvida, acesse a página oficial do produto ou empresa envolvida e consulte se há alguma campanha do gênero”, orienta.

 

O IFood já emitiu nota informando que a promoção é falsa. “A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp Business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato”.

Please reload

Our Recent Posts

LGPD é tema de entrevista na TV Assembleia

November 14, 2019

O ciúme em tempos de internet

November 14, 2019

WhatsApp ganha novas funcionalidades

November 7, 2019

1/1
Please reload

Tags