Os cibercriminosos estão cada vez mais criativos na hora de desenvolver novos golpes. A mais recente fraude via WhatsApp chega com uma mensagem que encaminha o usuário para uma página falsa do serviço de delivery IFood. Quem responder ao questionário ganha um cupom de desconto no valor de R$ 100. Somente nas últimas 48 horas, a ação dos hackers foi registrada 86 mil vezes, segundo a empresa de aplicativos de segurança Psafe, que descobriu o golpe.

A mensagem compartilhada pelo WhatsApp chega aos usuários da seguinte forma: “O iFood está fazendo aniversário e dando cupons de R$ 100, por tempo limitado. Acabei de usar meu cupom”. Além de responder um questionário com três perguntas, é importante repassar a mensagem para o grupo de amigos. O advogado Guilherme Guimarães, especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, alerta que tudo indica se tratar de uma tentativa de capturar dados das pessoas que acessam o link, o que em termos técnicos é considerado “phishing” ou “engenharia social”.

Guimarães cita outro caso similar que ocorreu há poucos dias, envolvendo a marca Adidas. Milhares de pessoas compartilharam um post de um perfil falso que prometia ser representante da marca e estar selecionando influenciadores digitais, com a promessa de receberem kits da marca esportiva mensalmente. “Esses golpes costumam ser muito sedutores e esse é o primeiro grande sinal de alerta”, enfatiza o advogado, que não descarta também a possibilidade de transmissão de vírus para os equipamentos eletrônicos a partir dessas mensagens. “Na dúvida, acesse a página oficial do produto ou empresa envolvida e consulte se há alguma campanha do gênero”, orienta.

O IFood já emitiu nota informando que a promoção é falsa. “A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que os únicos canais de comunicação oficiais com os clientes são por meio da plataforma (push), e-mails, site oficial e WhatsApp Business, identificado com o selo verde de conta verificada nas informações de contato”.