©2018 by Guilherme Guimarães Advogados Associados. Proudly created with Wix.com

Ação de corretora de bitcoin vai parar no STJ

 

Após ter tido uma de suas contas encerrada unilateralmente pelo Itaú, em 2015, a Mercado Bitcoin – corretora das moedas digitais Bitcoin, Bitcoin Cash e Litecoin – foi à Justiça na tentativa de garantir que o banco mantivesse a conta corrente ativa e em pleno funcionamento. Perdeu tanto em primeira quanto em segunda instância, e levou o caso até o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deve julgar o caso na volta do recesso judiciário.

 

O Recurso Especial 1696214/SP, que opõe as duas companhias, está pautado para a sessão do dia 7/8. É o primeiro caso envolvendo o fechamento unilateral de contas de corretoras de criptomoedas. Ao notificar a exchange, outro nome pelo qual atendem as corretoras, o banco justificou o encerramento com base no “desinteresse comercial em sua manutenção”.

 

Em 2016, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) analisou a apelação da Mercado Bitcoin. A corretora alegava merecer proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC) por se encontrar numa situação de vulnerabilidade diante do banco – uma vulnerabilidade não só econômica, mas também pela dependência de suas atividades dos serviços prestados pela instituição. Mas a 37ª Câmara de Direito Privado entendeu que não houve qualquer conduta irregular por parte do Itaú.

 

No STJ, o caso é relatado pelo ministro Marco Aurélio Bellizze – que em 2017, por meio de uma decisão monocrática, negou o recurso da Mercado Bitcoin, ao entender que o TJSP “decidiu em conformidade com o entendimento jurisprudencial desta Corte que se firmou no sentido de que é permitida rescisão unilateral do contrato de conta corrente, desde que respeitados os termos do contrato e que o correntista seja notificado, nos termos do que dispõe a Resolução do Bacen n. 2.025/1993”. Em agosto, o caso será julgado pelo colegiado, composto por mais quatro ministros além do relator.

 

Leia a matéria completa no site do Jota.

 

Please reload

Our Recent Posts

LGPD é tema de entrevista na TV Assembleia

November 14, 2019

O ciúme em tempos de internet

November 14, 2019

WhatsApp ganha novas funcionalidades

November 7, 2019

1/1
Please reload

Tags