Mais de 150 gigabytes de dados pessoais de clientes de montadoras como a Volkswagem, a Tesla e a Toyota foram expostos, demonstrando a fragilidade das políticas de segurança da informação mesmo em grandes corporações. Milhares de documentos corporativos sigilosos das montadoras foram encontrados em um servidor exposto da Level One Robotics, empresa que oferece serviços de automação industrial, com sede no Canadá.

Entre os aquivos estavam materiais do cliente, como contratos, faturas e até dezenas de acordos de confidencialidade, configurações de robôs automatizados e projetos de diferentes linhas de produção.

Para acessar o conteúdo, era necessário apenas curiosidade e conexão à internet. Entre os quase 47 mil arquivos, estavam ainda documentos como passaportes, carteira de habilitação, dados bancários e outras informações pessoais de clientes de montadoras como Fiat Chrysler, Ford, General Motors, Tesla, Toyota e Volkswagen.

Após o alerta, no dia 9 de julho, a Level One Robotics and Controls levou apenas um dia para excluir todo o conteúdo sigiloso da internet. “A Level One leva essas alegações muito a sério e está trabalhando diligentemente para conduzir uma investigação completa da natureza, extensão e ramificações dessa suposta exposição de dados”, disse o diretor executivo da Level One, Milan Gasko, ao jornal The New York Times.

Leia a matéria completa no NY Times.