©2018 by Guilherme Guimarães Advogados Associados. Proudly created with Wix.com

Youtube na mira do Ministério Público

 

O YouTube virou alvo de investigação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Conduzido pela Comissão de Proteção dos Dados Pessoais, o inquérito civil público consiste em analisar como a empresa trata os dados de crianças brasileiras que usam o site ou aplicativo móvel do YouTube.


Entre as motivações para a investigação está o fato de que o Google exige, em seus termos de privacidade, que os usuários do serviço online sejam maiores de idade e a série de dados que são coletados quando alguém acessa esses serviços. Em termos simples, seria necessário que um adulto responsável autorizasse a coleta de informações, caso contrário, elas estariam sendo coletadas sem o devido aval.

 

A empresa também foi alvo de investigação semelhante nos Estados Unidos, na Federal Trade Commission, que regula o mercado americano.

 

A argumentação do caso no Brasil se apoia no Código de Defesa do Consumidor, que proíbe que companhias se aproveitem a ignorância ou fraquezas de consumidores decorrentes da idade.

 

Leia matéria completa no site da Exame.
 

Please reload

Our Recent Posts

Hackers invadem contas de WhatsApp

December 21, 2019

Programa Instante Digital aborda impacto da LPGD nas empresas

December 15, 2019

Podcast aborda o impacto da LGPD na comunicação

December 5, 2019

1/1
Please reload

Tags