©2018 by Guilherme Guimarães Advogados Associados. Proudly created with Wix.com

Quando a tecnologia é parte do tratamento médico

 

Um novo tratamento para depressão foi aprovado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Mas não se trata de um novo remédio químico, mas sim de um app chamado Deprexis.

 

A ferramenta ajuda o usuário a fazer autoavaliações durante sessões de 30 minutos, em pelo menos duas vezes por semana. O usuário responde algumas perguntas e o app o ajuda a entender e perceber seus próprios sintomas, além de indicar algumas soluções para problemas cotidianos.

 

Contudo, o objetivo do app não é substituir consultas médicas com psiquiatras ou psicólogos. Em vez disso, ele serve como um tratamento de 90 dias que os médicos podem indicar para seus pacientes. Para ter acesso ao app, o paciente precisa inclusive detalhar o registro do seu profissional no CRM (Conselho Regional de Medicina). Só assim é possível comprar a licença da ferramenta no site do Deprexis. O tratamento custa R$ 990 para três meses e os usuários podem experimentar o app antes de fazer a aquisição. Uma opção promissora a ser considerada nos futuros tratamentos contra a depressão.

 

Fora a aprovação da Anvisa para uso no Brasil, existem estudos comprovando que o app realmente funciona como tratamento contra depressão. “Não observamos nenhum efeito colateral negativo no formato misturado [psicoterapia e ferramenta on-line] (…) Este estudo oferece a primeira evidência de que o uso de um programa baseado na internet como uma ferramenta adjunta na psicoterapia regular poderia ser uma opção promissora a ser considerada nos futuros tratamentos contra a depressão”, detalha um trecho de um estudo publicado no Journal of Affective Disorders.

 

Até agora, o app só tinha permissão para funcionar na Europa. Seu lançamento no Brasil foi realizado em um evento do Instituto de Neurociências Aplicadas, que aconteceu no fim de junho em Gramado, interior do Rio Grande do Sul.
 

Leia a matéria completa no Tecmundo

Please reload

Our Recent Posts

Hackers invadem contas de WhatsApp

December 21, 2019

Programa Instante Digital aborda impacto da LPGD nas empresas

December 15, 2019

Podcast aborda o impacto da LGPD na comunicação

December 5, 2019

1/1
Please reload

Tags