O relatório “Future of Jobs 2018” divulgado esta semana pelo Fórum Econômico Mundial aponta que os robôs vão tirar milhões de empregos nos próximos anos. Por outro lado, a automação dos serviços criará novos postos de trabalho. No frigir dos ovos, o saldo será positivo para os humanos, com a criação de 58 milhões de novas vagas.

De acordo com o documento, a projeção é de que cerca de 75 milhões de empregos estão em risco e são associados a funções como introdução de dados, contabilidade, secretariado, montagem industrial, atendimento a clientes, gestão de operações ou serviços postais.

Já as vagas em expansão no mercado de trabalho estão diretamente ligadas às áreas de tecnologia, inovações ou transformação digital e são classificadas como “novas funções”. A estimativa é a criação de 133 milhões de novos postos de trabalho. São vagas para cientistas e analistas de dados, especialistas em inteligência artificial, programadores de software e aplicações, profissionais de marketing, especialistas em big data, em novas tecnologias, em desenvolvimento de organizações.

Hoje os humanos são responsáveis por 71% das horas trabalhadas em todo o mundo. De acordo com o relatório, em 2022 essa marca deve cair para 58% e em 2025 será de apenas 48% das horas.

O estudo foi baseado em entrevistas com executivos e gestores de 12 setores da economia de 20 países, desenvolvidos e emergentes. Em conjunto, representam 70% do PIB global.

Microsoft segue Amazon e está trabalhando em tecnologia para lojas sem caixa
Você é substituível?